Entre as técnicas de modelagem artesanal
que domino, está o papier mâché –
expressão oriunda do francês, que significa papel picado e amassado. Existem
inúmeras composições e métodos para produzir essa massa e, por isso, os
resultados artísticos serão diversos.
Quando eu modelo, eu procuro massas de
textura mais suave, que sirvam para produzir peças artesanais mais delicadas,
de melhor acabamento e que sequem rapidamente nas condições climáticas de
Pelotas. Para esclarecer: essa cidade está localizada na região sul do Rio
Grande do Sul, às margens da Lagoa dos Patos, apresenta um clima temperado,
onde a temperatura média anual é 17,5ºC e a umidade relativa geralmente está a
80%. Essa circunstância exige que eu pesquise soluções alternativas para que as
massas que produzo e modelo não sejam prejudicadas por mofos ou qualquer outra
situação que cause desperdício de material em função da alta umidade. Ao mesmo
tempo, eu procuro massas de simples produção, que não empreguem materiais de
difícil aquisição, tóxicos ou poluentes.
Com a receita mais comum de papier mâché (pasta de papel tratada com água sanitária +cola bolão e/ou cola PVA) acontece isso:
Com a receita mais comum de papier mâché (pasta de papel tratada com água sanitária +cola bolão e/ou cola PVA) acontece isso:
Bolor cinzento percebido somente após a aplicação de revestimento branco.
Para as massas de composição aquosa – tal
como o papier mâché – eu utilizo o
micro-ondas doméstico para preparar os componentes úmidos fórmula. De uma
maneira mais clara: para o papier mâché,
eu desidrato a polpa de papel e produzo a cola bolão no micro-ondas. Além disso, dependendo das dimensões e características dos modelados que produzi, eu eventualmente induzo a secagem das peças no mesmo aparelho.
Considerando isso, apresento uma souvenir de Páscoa que foi produzida dessa maneira. Depois comento o preparo prévio dos ingredientes e as vantagens que observei no resultdo geral.
Coelho branco (13cmx8cmx1cm). Souvenir de Páscoa. Representa o método de produção que envolve irradiação micro-ondas. Clique na imagem para visualizar melhor a figura.Para encomendar peças similares, entre em contato pelo e-mail misturartpelotas@gmail.com.
Preparo de ingredientes do papier mâché no micro-ondas
1. Cola bolão: agregante.
- Materiais: ½ xícara de farinha branca comum dissolvida em 1 xícara de água.
- Produção: Depois de bem homogeneizada, a mistura é posta no micro-ondas e cozida na potência máxima por 2min. Esse tempo pode variar um pouco, pois os micro-ondas se diferenciam nas suas especificações técnicas.
- Resultado: uma pasta firme, de cor translúcida.
- Reserve esse material.
A aparência da cola bolão preparada no micro-ondas.
2. Polpa de papel: agregado fibroso de celulose - ingrediente principal.
- Material: papel – eu geralmente reaproveito jornais velhos.
- Produção: o jornal é rasgado, misturado à água dentro de um vasilhame de alumínio (jornal+água = 1:3, proporção aproximada) e logo é levado ao fogo por 30min. Isso permite que as fibras do papel amoleçam e que as tintas do jornal se dissolvam parcialmente. Depois disso, eu bato o material no liquidificador, escôo a água excedente e ponho a polpa dentro de um saco que algodão, que é pendurado e deixado para secar por um ou dois dias. Por fim, eu separo as fibras de papel durante a secagem da polpa no micro-ondas (potência máxima, 2 ou 3x5min para aproximadamente 500g de polpa úmida, variando o tempo conforme a quantidade e umidade de material a ser desidratado).
- Resultado: não utilizo biocidas e descolorantes, mas a polpa não cheira mal e o produto apresenta cor cinzenta.
- Separe 100g de polpa de papel seca e desfibrilada.
Polpa de papel jornal seca no micro-ondas.
3. Sólido mineral: carga inerte ou ativa, funcionando como agregante auxiliar ou como secativo. Utilizo um ou outro: jamais envolvo esses materiais em conjunto porque o papier mâché pode perder em plasticidade e trincar durante a secagem. Evito utilizar farinha ou qualquer outro pó de origem vegetal.
- Como agregantes auxiliares uso geralmente o di-hidrato de gesso (gesso apagado ou, se preferir, gesso sotille), alumina (óxido de alumínio, encontra-se em lojas de materiais odontológicos em fina granulometria) ou sílica micropulverizada.
A produção do gesso apagado é fácil: dissolver uma porção de gesso em água na proporção de 1:10. Agite a mistura até que o gesso reaja totalmente: isso dura em média de 5 a 18min, dependendo do tipo de gesso. Depois, escoe bem e, de preferência retire a umidade do material no micro-ondas. Eu utilizo o gesso odontológico, de fina granulometria e de cor branca.
Produção
artesanal de gesso sotille: etapa de escoamento da água de decantação (peneira e voil).
- Como agente secativo: geralmente utilizo o quartzolit peneirado (material industrial, que serve para rejunte de pastilhas vítreas). O gesso comum funciona pouco para essa função na minha opinião.
- Separe ½ xícara de sólido mineral.
4. Agente lubrificante: geralmente utilizo a vaselina líquida ou óleo mineral. Evito usar óleo vegetal (de cozinha), pois ele deixa a massa de papel pegajosa em minha opinião.
- Separe 1 colher de sopa desse elemento.
Misture todos esses ingredientes e o papel mâché estará pronto para ser modelado. Em comparação com outras receitas que já testei, esse método produz um material bastante plástico e as peças modeladas secam mais rapidamente e apresentam uma textura superficial mais homogênea.
Detalhe do Coelho Branco (13cmx8cmx1cm). Souvenir de Páscoa. A imagem permite observar a textura das peças que envolvem o preparo prévio dos ingredientes no micro-ondas. Clique na imagem para visualizar melhor a figura. Para encomendar peças similares, entre em contato pelo e-mail misturartpelotas@gmail.com.
Observações importantes:
- Essa receita não contém cola branca PVA, por isso algumas peças podem ser secas no micro-ondas. Peças que envolvem o adesivo PVA formarão bolhas quando submetidas ao calor produzido pelo aparelho.
- Se após a mistura dos ingredientes a massa ainda estiver pegajosa, não utilize farinha ou qualquer outro pó. Ponha o material no micro-ondas por 1 ou 2 minutos, espere esfriar e sove novamente.
- Para o ajuste do pH (quando necessário): utilizo o carbonato de cálcio, em quantidade suficiente para neutralizar a substância. Isso é conveniente para evitar a oxidação, acidificação e os agentes microbiológicos, que potencializam o envelhecimento químico do elemento modelado. Para medir o pH utilizo uma pequena porção da massa diluída em água destilada e fitas medidoras de pH. O ideal é que a substância apresente pH=7 ou uma pequena reserva alcalina (pH até 8).
- Embale o papier mâché a vácuo para posterior utilização: utilize o filme plástico ou saco plástico, retirando ao máximo o ar do interior. Desse modo, não será preciso refrigerar a massa.
Considerando as dimensões da souvenir de Páscoa ilustrada nessa postagem, a massa de papie mâché secou por 24hs na temperatura ambiente, em local ventilado e seco. Depois, a peça modelada recebeu uma fina camada de massa PVA para melhorar ainda mais seu acabamento superficial. Logo depois, utilizou-se o micro-ondas para tornar mais ágil a secagem dessa etapa (potência máxima, 2x1min). Por último, a peça foi lixada, recebeu um aquarelado de tinta a base PVA, sobreposições de outros materiais, tais como papel, fio sintético e arame de alumínio, além da proteção de um verniz (nesse caso, fosco). Esse aquarelado teve a intenção de deixar evidente que a peça é de papier mâché, entretanto, outros artistas preferem cores mais saturadas e cobrir toda a superfície do material artístico.
Tempo total envolvido: 3 dias.
Durabilidade do material embalado: observou-se um tempo total de 14 dias, período no qual as características do papier mâché se apresentaram inalteradas. Porém, acredita-se que, com esses materiais, método e nas condições climáticas de Pelotas, o tempo de durabilidade da massa artística se estende muito mais. Em locais mais secos, os materiais e método podem se mostrar inconvenientes.
Vantagens do método: evitam-se os biocidas e antifúngicos (timol, bórax, lisoforme e óleo de cravo, por exemplo), rapidez da secagem, compactação da estrutura, superfície de menor rugosidade.
Se outros artistas e artesãos experimentarem essa receita, eu gostaria de conhecer suas impressões técnico-artísticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário